Shavua Tov Chaverim. A cada dia temos um novo recomeço e, ao reiniciarmos uma nova semana, um universo de oportunidades se abrem para todos nós. Vamos fazer valer o presente da vida.

Recomeçando

judaismomessiâniconãoexiste

Por Rabino Efrem Goldberg
8 de outubro de 2026

D’us construiu e destruiu mundos antes do nosso. Por quê? É uma lição para qualquer pessoa cuja vida, planos ou pessoas queridas tenham sido destruídas.

Ao descrever o meticuloso processo de tentativa e erro que eventualmente levou à criação da lâmpada incandescente, o prolífico inventor Thomas Edison disse a célebre frase: “Eu não fracassei. Apenas descobri 10.000 maneiras que não funcionam.”

O empresário britânico James Dyson relata que construiu 5.127 protótipos de seu aspirador ciclônico antes de chegar a um modelo que obtivesse sucesso comercial.

John Maxwell, autor de inúmeros livros sobre como maximizar o potencial pessoal e de liderança, escreve em ” Falhando para o Sucesso ” que “a diferença entre pessoas comuns e pessoas bem-sucedidas reside na percepção e na reação ao fracasso”. Não faltam histórias de pessoas extremamente realizadas que superaram contratempos iniciais. Abraham Lincoln perdeu várias eleições, fracassou nos negócios e sofreu um colapso nervoso. Os Beatles tiveram sua proposta de contrato com uma gravadora rejeitada porque lhes disseram que seu som não era atraente. Michael Jordan relembrou, de forma memorável, a dor de não ter sido selecionado para o time de basquete do colégio.

Essas pessoas não permitiram que a decepção as definisse. Elas se reagruparam, se reajustaram e seguiram em frente.

Será que apenas grandes empreendedores, líderes, atletas e inovadores possuem a tenacidade necessária para recomeçar?

Por que D’us criou muitos mundos antes deste?
O Midrash observa algo fascinante sobre a descrição do primeiro dia da criação na Torá: Rav Yehuda b. R. Simon disse: “’Haja tarde’ não está escrito aqui, mas sim ‘E houve tarde’; portanto, sabemos que existia uma ordem temporal antes disso.” Rabi Abahu disse: “Isso prova que o Santo, bendito seja Ele, continuou criando mundos e destruindo-os até que criou este, e declarou: ‘Este Me agrada. Aqueles não Me agradaram.’”

A primeira lição da criação é que um mundo destruído não significa que a criação acabou. Quando um mundo desmorona, outro pode ser construído.

O que isso significa? Será que Rabi Abahu está afirmando como um fato histórico a existência de mundos anteriores que foram criados e destruídos? E se o Midrash estiver falando metaforicamente, o que ele está tentando nos ensinar? D’us é infinito, onipotente e perfeito. O que poderia significar para Ele criar e destruir até acertar? Ele não poderia ter previsto e criado o mundo correto desde o princípio?

O rabino Soloveitchik explica que, é claro, D’us é perfeito e poderia ter criado o mundo como desejasse desde o princípio. Mas a Torá descreve a criação dessa forma para estabelecer um modelo e um precedente para nós. A primeira lição da criação é que um mundo destruído não significa que a criação acabou. Quando um mundo desmorona, outro pode ser construído.

Se a Torá descreve D’us, por assim dizer, recriando após a destruição, então estamos sendo ensinados que também podemos fazer o mesmo.

De fato, o Talmud (Pesachim 54b) nos diz que sete coisas foram criadas antes do mundo, e uma delas é a teshuvá. Antes que os seres humanos existissem com a capacidade de cometer erros, antes que pudéssemos falhar, cair, nos quebrar ou nos perder, a possibilidade de reparação, retorno e renovação já estava intrinsecamente ligada à existência. A teshuvá não é uma ideia posterior ou uma saída de emergência. Ela precede o mundo porque recomeçar faz parte da própria arquitetura da criação.

Se esperarmos a perfeição absoluta em nossas vidas, nossas expectativas serão inevitavelmente frustradas. O perfeccionismo não é apenas irrealista, mas também contraproducente e, em última análise, prejudicial. Não buscamos o fracasso, mas quando ele acontece, nos recusamos a ser definidos por ele. Aprendemos com ele, crescemos com ele e construímos a partir dele. Winston Churchill capturou essa ideia quando descreveu o sucesso como ir de fracasso em fracasso sem perder o entusiasmo.

No início
Portanto, Bereshit bara Elokim pode ser interpretado não apenas como “No princípio, D’us criou”. Talvez um dos maiores dons que D’us criou seja o próprio Bereshit, a capacidade de um novo começo. E não apenas um começo. Outro começo e outro. Novas oportunidades, novos capítulos, a capacidade de dizer que o que aconteceu ontem pode me moldar, mas não me aprisionará.

Tornar-se é melhor do que ser.

Carol Dweck, em seu livro Mindset, contrapõe uma mentalidade fixa a uma mentalidade de crescimento. Em uma mentalidade fixa, tudo depende do resultado. O fracasso significa que o esforço foi desperdiçado. Uma mentalidade de crescimento reconhece que aquilo em que nos tornamos através da luta pode ser tão importante quanto o resultado que buscávamos inicialmente. Como ela escreve de forma memorável: “Tornar-se é melhor do que ser”.

O rabino Soloveitchik desenvolveu essa percepção em 1957, ao refletir sobre o mundo judaico após o Holocausto. Mundos inteiros haviam sido destruídos. Famílias, comunidades, yeshivas, cidades, séculos de vida judaica haviam virado fumaça. E, no entanto, o povo judeu fez o que, de alguma forma, temos feito ao longo de nossa história. Lamentamos, lembramos e, então, sem jamais esquecer o que foi perdido, reconstruímos. Novas famílias foram formadas. Novas yeshivas foram estabelecidas. Comunidades floresceram. O Estado de Israel surgiu. A vida judaica foi reconstruída em lugares onde as pessoas duvidavam que ela pudesse se recuperar.

Reconstrução após 7 de outubro
E então chegou o dia 7 de outubro. Mais uma vez, de uma forma que nossa geração dificilmente poderia ter imaginado, o mundo judaico foi destruído. Famílias foram despedaçadas, casas foram incendiadas e comunidades ao longo da fronteira com Gaza foram devastadas. Vidas preciosas foram brutalmente ceifadas e reféns foram levados ao cativeiro. Soldados partiram para defender nosso povo e alguns nunca retornaram, enquanto outros voltaram carregando feridas visíveis e invisíveis.

A sensação de segurança que os israelenses haviam construído ao longo de décadas foi destruída em questão de horas. Judeus ao redor do mundo descobriram que as suposições que tínhamos sobre nossa segurança, nossos vizinhos, nossas universidades, nossos locais de trabalho e até mesmo alguns de nossos amigos não eram tão seguras quanto pensávamos.

O dia 7 de outubro destruiu mundos. Mas não destruiu nossa capacidade de recriá-los. Nos três anos que se seguiram àquele terrível Simchat Torá, testemunhamos Bereshit – novos começos – se desdobrarem diante de nossos olhos. Vimos soldados feridos lutarem em meio a uma reabilitação agonizante para se reerguerem, alguns até mesmo para ficarem de pé sob uma chupá.

Testemunhamos o retorno de famílias deslocadas e a reconstrução de comunidades. Vimos reservistas abandonarem carreiras, negócios, cônjuges e filhos porque o povo judeu precisava deles. Vimos casamentos celebrados à sombra da guerra, bebês batizados em homenagem a heróis caídos, Torá estudada em sua memória e atos extraordinários de bondade realizados em uma escala indescritível. Vimos judeus que se sentiam distantes redescobrirem seu povo, sua fé, seus tefilin, suas velas de Shabat, sua Torá e sua conexão com Israel.

Nossos inimigos acreditavam que, destruindo lares judaicos, poderiam destruir o futuro judaico, mas eles nunca nos entenderam. Quando um mundo é destruído, nossa resposta é Bereshit: recomeçar.

Novos Começos
Essa lição não se limita ao âmbito nacional ou histórico. Todos nós vivenciamos momentos em que o mundo que construímos deixa de existir. Às vezes, circunstâncias fora do nosso controle destroem o mundo que pensávamos conhecer. Outras vezes, fazemos escolhas das quais nos arrependemos profundamente e nos perguntamos se abdicamos para sempre da pessoa que almejávamos ser. Um sonho pode desmoronar, um relacionamento pode se desfazer, um plano com o qual contávamos pode desaparecer, ou a vida simplesmente pode tomar um rumo muito diferente do que havíamos imaginado.

Nesses momentos, o yetzer hara, nosso eu inferior, sussurra que este é o fim da história. O mundo que você construiu se foi. Você falhou. Você perdeu demais. Tempo demais se passou. Você não pode voltar. E talvez não possa mesmo.

Mas Bereshit ensina que não precisamos fazer isso. D’us não nos pede para recriar o ontem. Ele nos dá a capacidade de criar o amanhã. O mundo que foi destruído pode nunca mais voltar a ser exatamente como era, mas outro mundo ainda pode ser construído.

A Torá poderia ter começado com quase qualquer coisa. Em vez disso, sua primeira palavra é Bereshit, “No princípio”. Talvez porque, antes de aprendermos qualquer outra lição, precisamos saber esta: sempre existe a possibilidade de um novo começo. Qualquer que seja o mundo que tenha desmoronado, qualquer que seja o erro que tenhamos cometido, qualquer que seja a decepção que carreguemos, qualquer que seja o capítulo que não tenha saído como esperávamos, não precisa ser o último.

Fonte: Aish HaTorah

never again🇧🇷

Shabat shalom/Chaverim, é da maior importância que leiamos e assinemos a proposta legislativa acima, que ainda conta com apoio restrito, mas que facilitará enormemente a vida dos Judeus no Brasil! ASSINEM! APÓIEM!!!! DIVULGUEM!!!!
worldjornalistaandrehmendan.online

נדרהמנדהה #Israel #andrehmendanhanettodasilva #jornalismo #judaísmomessiâniconãoexiste

Deixe um comentário